A INFLUÊNCIA DA MARCA NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

CLAILSON FAÇANHA VIEIRA, ELENICE RIBEIRO FERREIRA, FRANCISCO ELIÉSIO ELEUTÉRIO DA SILVA, JEFFERSON RODRIGUES PEREIRA, JOSÉ AUGUSTO NOBREGA, SOARES JÚNIOR, MARIA EDUARDA, ALMEIDA FÉLIX, THALITA NATASHA FERREIRA DAMASCENO, LARISSA TORRES FERREIRA

Resumo


O surgimento de novos produtos e novas marcas no mercado desafia as corporações a buscarem novos arranjos organizacionais e, ao mesmo tempo, inovações de seus produtos, bem como a forma de viabilização de seus negócios. A pesquisa visa analisar a influência da marca no processo decisório de compra do consumidor no setor automobilístico. Além disso, almeja-se avaliar a importância do relacionamento da marca junto aos consumidores, visto que no relacionamento podemos gerar uma experiência de compra e aumentar a credibilidade da marca; verificar a importância da marca e de outros atributos na decisão de compra do consumidor; e qual o diferencial final para a tomada de decisão e a efetivação da compra. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário com 10 perguntas, a uma amostra de 50 pessoas, na cidade de Fortaleza, em quatro agências de automóveis em bairros distintos, caracterizando-se como uma pesquisa quantitativa. De acordo com os resultados obtidos, os consumidores são influenciados pela marca e por outros atributos, onde se destaca a qualidade do produto. Portanto, as organizações precisam enfatizar, em suas ações de posicionamento de marca, o atendimento às necessidades e desejos do consumidor, principalmente no que se referem aos atributos mais valorizados.

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